9&Gol
9&Gol
Rádio Sagres 730
O Sistema Sagres de Comunicação passa a exibir toda segunda-feira, às 18h, o primeiro podcast esportivo produzido e apresentado por mulheres no estado de Goiás: o 9&Gol. Democrático, o programa tem o objetivo de contar histórias de importantes personagens do nosso esporte, além de dar voz à pessoas e pautas que não têm tanto espaço em mídias tradicionais. O conteúdo é uma produção desenvolvida pela Escola Sagres de Formação e alinhado a Agenda 2030 da ONU e alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - 5 - Igualdade de Gênero. O podcast tem a produção e apresentação das jornalistas Nathália Freitas, Tandara Reis e Mariana Tolentino.
#13| Goiana do wrestling reclama de arbitragem das Olimpíadas e cobra mais incentivo ao esporte
Na 13ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa”, Lais Nunes, goiana e lutadora de Wrestling. A atleta participou das Olimpíadas de Tóquio, a segunda em sua carreira, mas foi eliminada na primeira luta. Lais comentou sobre a arbitragem da competição, que teve muitas reclamações da torcida brasileira e de alguns atletas em relações a atuações polêmicas em várias modalidades. Segundo ela, nos esportes não tão conhecidos na América do Sul, os competidores tendem a ser prejudicados. Além disso, a goiana de Barro Alto também falou sobre a falta de incentivo no esporte e ainda que a torcida cobra atletas para estarem no pódio, mas há muito por fora: "Tem atletas que fazem vaquinha para poder competir". Lais busca incentivo para competir no mundial da Noruega, em outubro e para quem quiser ajudar de alguma forma, a lutadora ressaltou suas redes sociais para entrar em contato, instagram e email: [email protected]. No quadro “Viralizou, repercutiu e virou pauta” o tema central foi a nota oficial divulgada pelo Brusque Futebol Clube em relação ao caso de racismo do meia do Londrina, Celsinho. Na partida entre Brusque x Londrina pela Série B, o atleta afirmou que algum dirigente do Brusque o teria chamado de macaco. Essa é a terceira vez que Celsinho sofre injúria racial em menos de dois meses. Na noite desse domingo (29/8), a equipe catarinense soltou um comunicado oficial sobre o ocorrido que geral indignação, de clubes, jornalistas e torcedores pelo Brasil. Segundo a diretoria do Brusque, Celsinho teria aproveitado de oportunismo nesta situação e que o atleta é conhecido por se envolver neste tipo de episódio. Além disso, foi complementado na nota "que ao árbitro, o atleta não relatou ter sido chamado de 'macaco', mas que teriam dito 'vai cortar esse cabelo de cachopa de abelha', o que constou da súmula e revela total contradição de seus relatos". Após a gravação do 13ª episódio a diretoria do clube catarinense emitiu uma nota oficial se desculpando com Celsinho devido ao "posicionamento equivocado". Por fim, no quadro "Mulheres na História", a personagem escolhida foi Amanda Nunes, lutadora de MMA e que faz parte do UFC. Amanda é a primeira brasileira campeã da competição e a primeira a ter ganho cinturão em duas categorias diferentes - peso galo e peso pena. A atleta está invicta há quase 8 anos.
Aug 30, 2021
33 min
#12| Homenageado, paratleta goiano multicampeão fala como o judô mudou sua vida
Na 12ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa”, Leonel Filho, goiano e judoca com deficiência visual multicampeão brasileiro. Na última quinta-feira (19/7), Leonel, de 59 anos, foi homenageado em Anápolis com a faixa coral (vermelha e branca), que está acima da faixa preta no judô. O ex-atleta perdeu a visão aos 19 anos e descobriu no esporte um lugar para se reerguer e deu certo. É 27 vezes campeão brasileiro, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Seul em 1988. Inclusive, em Seul, comentou que nunca tinha saído de casa sem a ajuda de alguém e que por isso enfrentou algumas dificuldades. Além disso, Leonel explicou como a pandemia afetou a sua rotina diária e a visibilidade do judô paralímpico pelo Brasil. Ele também é massoterapeuta e palestrante e contou como conseguiu conciliar todas as funções. No quadro “Viralizou, repercutiu e virou pauta” foi debatido sobre a volta do público aos estádios. Na última semana, Belo Horizonte foi a cidade onde teve dois jogos com a casa cheia (Cruzeiro x Confiança e Atlético-MG x River Plate-ARG), mas o descumprimento de protocolos básicos contra a Covid-19 pela torcida, como o não uso da máscara e a falta de organização colocaram em dúvida esse retorno. Após o acontecimento, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil voltou atrás na decisão e proibiu a presença de torcedores. Qual o melhor momento para que o público possa frequentar os jogos no Brasil? Por fim, no quadro "Mulheres na História", a personagem escolhida é a judoca Mayra Aguiar, medalhista de bronze em três Olimpíadas consecutivas. Além disso, a gaúcha bicampeã mudial, em 2014 e 2017, e também tem a medalha de ouro no Pan-Americano de 2019. Em seu currículo também há outras conquistas importantes para o judô brasileiro.
Aug 23, 2021
31 min
#11 | Expectativa de medalha no vôlei sentado e a personagem das Olimpíadas de Tóquio
Na 11ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa”, Adria Jesus, goiana e paratleta de vôlei sentado. Adria já está em Tóquio para a disputa das Paralimpíadas e traz altas expectativas para um lugar no pódio, principalmente o primeiro lugar. Atleta da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado, Adria, que tem 38 anos, já participou de duas Olimpíadas (Londres 2012 e Rio 2016), além de ter colocado seu nome na história da modalidade. Em 2016, junto de suas companheiras conquistou o bronze, a primeira medalha do vôlei sentado. Adria também comentou sobre sua trajetória, preparação para o torneio e as dificuldades. No quadro "Viralizou, repercutiu e virou pauta" foi debatido sobre a enquete "Qual foi o personagem das Olimpíadas de Tóquio?" feita pelo Globo Esporte. A atleta de vôlei Rosamaria, que fez sucesso na partida contra o Cômite Olímpico Russo nas quartas de final, foi a vencedora com 65,08% dos votos. Rebeca Andrade e Rayssa Leal tiveram porcentagens baixas, 15,9% e 8,22%, respectivamente. O resultado gerou algumas opiniões contrárias, principalmente por outros que estavam concorrendo na disputa - Alison dos Santos, Darlan Romani, Douglas e entre outros. Por fim, no "Mulheres na História", continuando vôlei, a personagem destaque e ex-jogadora Paula Pequeno. A atleta é uma das maiores da modalidade feminina no Brasil, sendo bicampeã olímpica - Pequim 2008 e Londres 2012. Além disso, é a única atleta brasileira a ter um MVP, prêmio de melhor jogadora de uma edição dos Jogos Olímpicos. Paula possui outros títulos na carreia, em Copa do Mundo, Campeonato Mundial e GrandPrix, atual Liga das Nações.
Aug 16, 2021
28 min
#10 | O basquete feminino no Brasil e a despedida de Messi do Barcelona
Na décima edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro "Gol de placa", Mariane Carvalho, atleta do basquete feminino brasileiro. Nany comentou sobre seu início na modalidade e a chegada ao Sesi Araraquara, time no qual jogou esta temporada pela Liga de Basquete Feminino (LBF). A jogadora estudou fora do país, na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos antes de voltar ao Brasil e ser um dos destaques da competição feminina. Além disso, este ano foi convocada pela Seleção Brasileira para a disputa da Copa América - o Brasil ficou na 3ª colocação. Mariane falou, também, quais suas aspirações na carreira. Você pode ouvir 9 & GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9 & GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio. Nesta edição do podcast teve o destaque para a despedida de Lionel Messi do Barcelona. Mesmo com o argentino aceitando diminuir o salário em 50%, não foi o suficiente para que a equipe catalã pudesse mantê-lo no time. Portanto, é o fim da era Messi no Barcelona, após 20 anos de dedicação, títulos e quebra de recordes. Outro tema debatido na décima edição, foi o encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A delegação brasileira fez história conquistando o maior número de medalhas, 21, superando a Rio 2016, com 19 - foram sete de ouro, seis de prata e oito de bronze. Por outro lado, há decepções em algumas modalidades, como o vôlei masculino de quadra que ficou sem medalha e o vôlei de praia que pela primeira vez na história não teve duplas no pódio. Por fim, no Mulheres na História, o destaque ficou com Hortência Marcari, a maior jogadora da história do basquete feminino brasileiro. A rainha Hortência chegou a seleção aos 16 anos, permanecendo até os 37, conquistando inúmeros títulos. Sendo assim, são três medalhas Pan-Americanas, a prata nas Olimpíadas de Atlanta e o mais histórico, o ouro no Campeonato Mundial de 1994. Hortência é a maior pontuadora da história da seleção de basquete contando a masculina e a feminina com 3160 pontos em 127 jogos oficiais.
Aug 10, 2021
26 min
#09 | A luta pela profissionalização do skate goiano e a despedida de Formiga da Seleção
Na nona edição do podcast, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa” Laura Rezende, skatista goiana de 17 anos. A atleta comentou sobre a iniciação no skate e como é atualmente o cenário da modalidade em Goiás, que busca a profissionalização. Laura contou também que já competiu contra Rayssa Leal diversas vezes e também sonha com competições internacionais e as Olimpíadas. Além disso, a goiana ainda revelou quais suas inspirações para continuar vivendo skate. Você pode ouvir 9 & GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9 & GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio. Nesta edição do 9&Gol também teve como destaque a despedida de Formiga da Seleção Brasileira. O Brasil foi eliminado das Olimpíadas de Tóquio na fase quartas de final, contra o Canadá. Após o empate em 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação, a partida acabou nas penalidades e a seleção perdeu por 4 a 3. No último sábado (31), a jogadora da Seleção Feminina publicou um vídeo, bastante emocionada, em suas redes sociais, agradecendo a comissão técnica, as atletas e a torcida por ter acompanhado a trajetória da equipe na competição. Além disso, as medalhas conquistadas por Rebeca Andrade na Ginástica Artística. Uma prata no Individual Geral e o ouro no Salto a colocaram na história - a primeira ginasta mulher brasileira a ter uma medalha olímpica.
Aug 2, 2021
29 min
#08| Árbitra goiana sonha com primeira divisão, enquanto Rayssa Leal faz história no skate em Tóquio
Na oitava edição do podcast, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa” Michelle Safatle, árbitra da Federação Goiana de Futebol (FGF). Ela contou um pouco sobre sua entrada na arbitragem, os desafios que precisa enfrentar sendo mulher e tomando decisões dentro de um campo de futebol. Além disso, Michelle revelou quais os seus sonhos e quem é a inspiração para que ela continue na apitando. Entretanto, ainda precisa conciliar a arbitragem com sua atual profissão, na área de administração. Michelle sonha em apitar uma partida do Campeonato Goiano da primeira divisão. Você pode ouvir 9 & GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9 & GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio. Nesta edição, o 9&Gol também repercute as Olimpíadas de Tóquio, tendo como destaque a histórica atuação da brasileira Rayssa Leal. Na primeira vez que o skate se torna uma modalidade olímpica, a maranhense, de apenas 13 anos, sobe ao pódio conquistando a medalha de prata. A skatista, que atua na modalidade street, ficou atrás apenas da japonesa Momiji Nishiya e fechando a terceira posição, Funa Nakayama também representando o Japão.
Jul 27, 2021
39 min
#07| Goiano representa o estado nas Paralimpíadas e protesto de Marta pela igualdade de gênero
O Sistema Sagres de Comunicação passa a exibir toda segunda-feira, às 20h, o primeiro podcast esportivo produzido e apresentado por mulheres no estado de Goiás: o 9&Gol. Democrático, o programa tem o objetivo de contar histórias de importantes personagens do nosso esporte, além de dar voz à pessoas e pautas que não têm tanto espaço em mídias tradicionais. Na sétima edição do podcast, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa”, Rodrigo Parreira, esportista do Atletismo. Natural de Rio Verde, o goiano foi acometido, mesmo antes de nascer, com uma paralisia cerebral, trazendo sequelas em sua fala e andado. Mas Rodrigo estará nas Paralimpíadas de Tóquio representando o estado. O atleta já tem no currículo medalhas de prata e bronze, conquistadas na Rio 2016 e no quadro comentou como chegou ao Atletismo e suas expectativas para a competição.
Jul 19, 2021
24 min
#06 | Goiana vive sonho no Santos, enquanto Argentina e Itália quebram jejum de títulos
O Sistema Sagres de Comunicação passa a exibir toda segunda-feira, às 20h, o primeiro podcast esportivo produzido e apresentado por mulheres no estado de Goiás: o 9&Gol Democrático, o programa tem o objetivo de contar histórias de importantes personagens do nosso esporte, além de dar voz à pessoas e pautas que não têm tanto espaço em mídias tradicionais. Na sexta edição do podcast, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa” Gabriela Leveque, atleta de apenas 16 anos, mas que já possui 10 anos de carreira. A goiana é ex-Aliança e agora atua pela equipe Sub-17 dos Santos. Gabriela comentou sobre seus sonhos no futebol feminino, traçou um plano B para a carreira e revelou suas inspirações para seguir na modalidade.
Jul 12, 2021
28 min
#05 | 7 vezes melhor do mundo, Amandinha recorda conquistas no futsal e revela sonho com Olimpíadas
O Sistema Sagres de Comunicação passa a exibir toda segunda-feira, às 20h, o primeiro podcast esportivo produzido e apresentado por mulheres no estado de Goiás: o 9&Gol. Democrático, o programa tem o objetivo de contar histórias de importantes personagens do nosso esporte, além de dar voz à pessoas e pautas que não têm tanto espaço em mídias tradicionais. Na quinta edição do podcast, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa” Amandinha, eleita sete vezes melhor jogadora de futsal do mundo. A cearense de apenas 26 anos é atleta do Leoas da Serra, e já conquistou na carreira todos os títulos possíveis que poderia com a equipe - Libertadores, Copa das Campeãs e Interclubes. Pela Seleção Brasileira possui vários outros troféus no currículo, como a Copa do Mundo e o Campeonato Sul-Americano.
Jul 5, 2021
31 min
#4 | Os desafios da mulher no hóquei sobre patins e o show de Germán Cano no Vasco
O Sistema Sagres de Comunicação passa a exibir toda segunda-feira, às 20h, o primeiro podcast esportivo produzido e apresentado por mulheres no estado de Goiás: o 9&Gol. Democrático, o programa tem o objetivo de contar histórias de importantes personagens do nosso esporte, além de dar voz à pessoas e pautas que não têm tanto espaço em mídias tradicionais. Na quarta edição do podcast, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa”, atleta de Hóquei sobre patins. A pernambucana já representou o país em competições internacionais e comentou sobre as dificuldades da mulher nesse esporte, que não tem muita visibilidade no Brasil. Torcedora do Náutico e filha do narrador Adilson Couto, Marcela também falou sobre a relação com seu pai e a campanha do Timbu no Campeonato Brasileiro da Série B. Além disso, traz o destaque da semana. No mês em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, vários clubes pelo Brasil prestaram apoio ao movimento social. Fluminense, Flamengo e Vasco entraram em campo com uniformes em alusão a um arco-íris. Em São Januário, a bandeirinha de escanteio deu espaço à bandeira LGBT. Mas o destaque ficou para a comemoração do Germán Cano ao marcar o gol. O atacante do Vasco levantou a bandeira de escanteio em homenagem ao movimento.
Jun 28, 2021
28 min
Load more